Pesquisar neste blog

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Watch n Ask: O que pode ser feito para retardar o processo de envelhecimento?

(Pergunta do Grupo de Colesterol)
Em termos de estresse oxidativo:
Sabendo-se que esse é o acúmulo de danos às organelas celulares causados por radicais livres, o que pode matar as células, fazendo com que as funções que eram antes desempenhadas por elas fiquem defientes, o que explica as mudanças observadas na velhice, percebe-se que , o que previniria o envelhecimento, seria um estímulo aos antioxidantes ou algo que proporcionasse a redução de produção dos radicais livres.
Dieta:
A ingestão de vitamina C evita muitas oxidações, protegendo o sítio SH de muitas proteínas, como a albumina. Além de reduzir a peroxidação lipídica.
A vitamina E e o zinco também são efecientes antioxidantes.
A redução de 30-40% das calorias ativa um gene que codifica a enzima NAMP que acaba estimulando a produção de NAD. Níveis altos de NAD ativam os genes SIRT3 e SIRT4 , aumentando o número de as enzimas codificadas por esses genes, nas mitocôndrias. As enzimas SIRT3 e SIRT4 prolongam a vida das células, evitando a formação de pequenos buracos (ou poros) em suas membranas, que poderiam servir de entrada para proteínas que alavancam o processo de apoptose, ou seja, morte celular
Ingerir uma taça de vinho por dia ajuda na prevenção da oxidação pela presença de fenóis nesse líquido.
É importante resaltar que o tabago e o consumo exagerado de álcool são fatores que aceleram o envelhecimento, por isso, devem ser evitados para a “prevenção” do envelhecimento.
Atividade física:
Exercícios físicos, por aumentarem o consumo de oxigênio, para se ter uma maior produção de energia, estimulam uma maior produção de radicais. Mas, além disso, eles promovem ainda mais a ação dos antioxidantes, sendo, portanto, importantes no retardamento do envelhecimento.


Escrito por: Tainá Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário