Pesquisar neste blog

domingo, 12 de junho de 2011

Ela está aqui!!


        A pirâmide etária do nosso país, mostra uma melhora, pois sua base está diminuindo e o ápice aumentando, sugerindo uma mudança típica de países desenvolvidos. Quando melhores suas condições sanitárias e várias outras medidas que trazem melhores condições de vida à população. Essa melhora proporciona uma aumento na longevidade da população, ou seja, esta tende a viver mais.
        Ainda que os índices etários do Brasil ainda estejam em um estágio de transição, parece que a mulher mais velha do mundo está bem aqui!

        Seu nome é Maria Gomes Valentim e ,de acordo com seus documentos foi registrada no dia 9 de julho de 1896. A norte americana Besse Cooper, atual detentora do título, foi registrada 16 dias depois.
É descrita como uma pessoa de temperamento forte e devota de Nossa Senhora Aparecida. “Vó Quita”, como é tratada pelos familiares, teve apenas um filho, que morreu aos 75 anos. Ela tem 4 netos, 7 bisnetos e 5 trinetos.
         Sua neta atribui a logevidade ao fato dela se alimentar muito bem, come um pão inteiro pela manhã, com uma xícara de café, depois come uma fruta e gosta muito de leite com linhaça. O almoço é normal, sem nenhuma restrição alimentar e gosta, de vez em quando, de um copinho de vinho.
        Além do reconhecimento, a família pretende buscar apoio financeiro para custear as despesas mensais, que giram em torno de R$ 2,5 mil, relativos aos cuidados que a idosa requer. Parentes tentam também auxílio para que a casa onde ela reside seja reformada e adaptada com mobiliário que facilite o dia a dia da mulher. Um tombo e a quebra do fêmur, há cinco anos, deixaram-na com mobilidade reduzida. Atualmente ela se locomove com cadeira de rodas.
        Vó Quita recebe apenas um salário para sobreviver tem  acompanhamento médico feito pelo SUS.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/04/08/candidata-a-mulher-mais-velha-do-mundo-sobrevive-com-salario-minimo-em-minas-gerais.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário