Pesquisar neste blog

sábado, 4 de junho de 2011

Menopausa

                                                         
Você sabia que a falta de estrógeno, hormônio que durante a adolescência é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários no organismo feminino, é a causa da temida menopausa. Mas como um hormônio responsável pelo surgimento de características que sinalizam o início da puberdade interfere em funções fisiológicas no início da velhice?
O estrógeno está também envolvido no ciclo menstrual e mesmo após o fim da puberdade mantém outras funções biológicas no organismo como, a manutenção da textura e a integridade estrutural da pele, a distribuição de gordura e a fixação de cálcio nos ossos.
Através da regulação do equilíbrio entre o colesterol e seus transportadores HDL e LDL o estrógeno atua direcionando a adipogênese e o armazenamento de gordura. Durante a menopausa essa regulação fica comprometida causando o acúmulo de gordura em regiões localizadas como a barriga. De maneira semelhante o armazenamento de cálcio se torna deficiente, pois há um aumento da atividade de osteoclastos, células responsáveis por retirar cálcio dos ossos, isso causa uma perda na integridade e na regeneração óssea. Comprometendo as articulações sobretudo as deposições ósseas responsáveis pela manutenção da ereção da coluna vertebral em virtude das tensões naturais a que é exposta, causando o efeito de coluna curvada em pessoas idosas.


                Enfim, a menopausa apesar de incômoda e muitas responsável por grande parte das frustrações relacionadas ao envelhecimento, por causar inúmeras disfunções fisiológicas, já pode ser tratada com métodos controlados de reposição hormonal. Assim abre-se uma nova possibilidade de reduzir um dos principais problemas decorrentes da senescência natural.

*Citoquinas: substâncias responsáveis por enviar sinais entre as células.


Escrito por: Laio Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário