Pesquisar neste blog

sábado, 9 de julho de 2011

Rapidinhas: Prática de exercícios e fatores tróficos

                Em complemento ao post anterior vai aqui uma breve explicação de como a prática de exercícios físicos ajuda reverter efeitos do envelhecimento muscular e neurológico.
                A explicação deriva de uma noção bastante dedutiva. Por instinto todos os animais são programados para a luta pela própria sobrevivência. Assim ,no mundo animal, evidenciamos que quase toda a ação de luta ou fuga é sucedida pelo aprendizado. Animais literalmente aprendem a evitar o perigo depois que o vivenciam. Esta mesma relação é válida para humanos. A prática de exercícios musculares estimula a produção de fatores tróficos, responsáveis por aumentar o número de sinapses neuro-musculares, além disso foi observado que após a realização de atividades físicas há um aumento na neurogênese em uma região específica do cérebro conhecida como hipocampo.
                Isso até mesmo nos ajuda a entender porque geralmente se diz que é bom praticar exercícios físicos antes de estudar. A apreensão de informações é favorecida após a atividade física.               
                Dessa forma a atividade física seria um meio de retardar a perda de funcionalidade muscular e o déficit cognitivo em indivíduos idosos.
                               


Escrito por Diogo Cordeiro
Referências bibliográficas: Stevens Rehen. Corra,Stevens,Corra; Revista Ciência Hoje, 25/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário