Pesquisar neste blog

sábado, 9 de julho de 2011

Rapidinhas: Inflamação e tumores.Idosos resistentes a câncer?

                A resistência a determinados tipos de câncer em indivíduos idosos, já um fato. No entanto, não se pode negar que isso contraria a maior parte do que se sabe a respeito da relação entre senescência e proliferação celular.
                Realmente mais suscetíveis ao surgimento de neoplasias, os idosos apresentam uma vantagem espetacular com relação a tumores dependentes de inflamação. A capacidade limitada em pessoas senis de mobilizar uma resposta inflamatória satisfatória impede que fatores essenciais ao crescimento de cânceres desse tipo sejam estimulados. Tumores dependentes de inflamação possuem fatores que estimulam a resposta inflamatória, assim a ação da inflamação terá como consequência o estímulo à angiogênese e a liberação de  fatores anti-apoptóticos propiciando assim o crescimento tumoral.
                A atividade de regulação da divisão celular é realmente reduzida em idosos. Mas esta descoberta permite explicar o porque de diversos tipos de tumores terem sua frequência de ocorrência reduzida com a velhice.

Escrito por: Laio Victor
Referências bibliográficas: Revista medicina atualizada. Edição 6. Pág.18 ;http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0047637408001589




Nenhum comentário:

Postar um comentário