Pesquisar neste blog

domingo, 3 de julho de 2011

Câncer e envelhecimento

          
          Como sabemos, existe uma íntima relação entre o processo de envelhecimento e o acúmulo de danos celulares. Com o passar dos anos, alguns processos celulares de reparo de danos do processo de replicação vão sendo deteriorados. O mecanismo básico, que está diretamente ligado ao processo de formação de tumores, são erros no processo de divisão celular.
          A senescência, que é um processo pelo qual a célula encerra suas divisões, deveria agir como um inibidor dos tumores, já que a célula perderia sua capacidade de se dividir. Já foi comprovado que os genes responsáveis pela senescência são os genes supressores de tumor, ou seja, genes que impedem que erros na divisão celular se propaguem às células filhas, o que caracterizaria um tumor.
          O acúmulo de mutações genéticas depende da atividade de replicação da célula, sendo as mutações que geram os acúmulos de danos as responsáveis pelo possível surgimento do câncer. Os principais genes que podem ser danificados quando se fala de câncer são o p53 e o pBb, que codificam proteínas que regulam o ciclo de divisão celular.
          Apesar de os processos de acúmulos de danos celulares estarem diretamente relacionados com o processo das neoplasias, o aumento da incidência de câncer em idosos, depende de outro fator. O microambiente gerado pelas células em processo de senescência pode contribuir para o surgimento de tumores em células portadoras de mutações genéticas.  
         O acúmulo de células senescentes em um determinado tecido, pode determinar a destruição da matriz extracelular através da redução dos inibidores de mataloprotases e aumento da produção de colagenases, substâncias relacionadas com o processo de envelhecimento.
          Também podemos citar a outras substâncias relacionadas com os tumores e o envelhecimento, como a IL-1 e a heregulina. O aumento dessas biomoléculas pode promover um aumento na produção de fatores de crescimento, ou aumentar o número de receptores de superfície celular, podendo contribuir para o surgimento de neoplasia, pois e célula receberá estímulos para se dividir.
           Um aspecto curioso no que diz respeito aos tumores é que, os processos fundamentais que a célula usa para que a vida se mantida, ou seja, crescimento e replicação, também são fundamentais para que o tumor seja mantido. Por isso a célula possui diversos mecanismos de controle da divisão, para que possíveis erros não ocorram ou possam ser corrigidos. Em idosos, esse sistema de correção pode estar defasado pelo acumulo de danos, abrindo espaços para o surgimento do câncer.

Escrito por: Elker Siqueira Ávila

Referência bibliográfica:
-http://www.medcenter.com/medscape/Content.aspx?id=777

Nenhum comentário:

Postar um comentário