Pesquisar neste blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O tempo traz mudanças...



         O envelhecimento é causado, principalmente, por danos moleculares cumulativos causados por oxidações por radicais livres liberados pelas mitocôndrias durante  a respiração celular e pela falta de nutrientes para o reparo delas, de acordo com Kirkwood. Aceitando-se essa teoria, as mudanças observadas com a idade serão explicadas nesse post.
        Mesmos danificadas, as células somáticas podem se regenerar, assim como as germinativas, o problema é que essa ação não é uma prioridade do organismo. Os nutrientes são primeiramente direcionados para as células relacionadas à prevenção da morte imediata, como a manunteção das células sanguíneas, manutenção das polaridade das membranas das células e a manuntenção das células epiteliais.  Depois de investir o alimentos nessas necessidades , o organismo os direciona para o crescimento e reprodução celular e , posteriormente para a regeneração das células.
        A regeneração é só um luxo, pois as células somáticas só precisam existir enquanto o ser estiver vivo, pois, do ponto de vista evolutivo, é mais importante investir na reprodução da espécies e no desenvolvimento do organismo.
        Isso explica porque o efeito acumulativo existe. As mitocôndrias são afetadas por esse estresse oxidativo antes de outras estruturas, pois são as mais próximas dos locais de liberação dos radicais livres (elas mesmas liberam). Depois delas, os reguladores de DNA (material genético) são afetados,o que faz com muitas proteínas percam suas características. Isso explica várias mudanças  do corpo que ocorrem com o passar do anos.
Por que a não se enxerga mais tão bem de perto?
        Os olhos necessitam de muita energia, por isso têm alta concentração de mitocôndrias, as fibras mais externas do cristalino são umas das mais antigas do corpo e não tem a capacidade de regeneração. Com o envelhecimento, as mitocôndrias  liberam radicais livres que oxidam essas fibras,desnaturando suas proteínas (colágeno e elastina), tornando-as mais rígidas, assim, a antiga capacidade que o cristalino tinha de se contrair para focalizar objetos próximos é perdida.
 Por que se tem dificuldade de enxergar na transição do dia para a noite?
        Quando se está em um lugar escuro, uma série de reações começam na retina para produção de retinol que permite melhor nitidez na visão nesses ambientes. É necessario muito retinol para se enxergar no escuro, isso indica que essa é uma reação que envolve um grande gasto de energia. Os radicais livres impedem a glicólise na retina e isso não permite que a célula tenha energia suficiente para fazer as reações na velocidade e quantidade necessária, fazendo essa adaptação à diminuição da luz mais lenta.
Por que a pele perde a elasticidade?
        De forma semelhante ao que acontece com o cristalino, os radicais livres oxidam as células epiteliais, principalmente os fibroblastos, causando aptose (morte deles) e oxidando as fibras que são proteínas e perdem suas características originais.
        É importante lembrar que outros fatores, como alimetação, exposição à radiações ultravioleta também influenciam no processo de envelhecimento.

Bibliografia
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21359681


Escrito por: Tainá Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário